quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

PPP na Educação Infantil

OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A partir dos estudos feitos pela equipe de trabalho da UNIFRA percebe-se a necessidade de se ter uma maior preocupação com a elaboração de um projeto pedagógico que atenda de forma ampla as necessidades dos alunos da educação infantil. As leis criadas a partir de 1988, entre elas o ECA e a LDB, mostra claramente que na teoria as idéias estão perfeitas, entretanto é preciso que os profissionais de educação estejam capacitados e comprometidos com o projeto para que o resultado seja o mais proveitoso possível. Já passamos e muito da época do período feudal em que as preocupações com a criança eram inexistentes. Hoje sabemos da importância de se ter um projeto pedagógico que atenda as necessidades e anseios desses pequenos alunos. A educação a partir dos seis anos é um direito subjetivo que deve ser estendido de forma plena e universal. Mais do que garantir o acesso á escola é preciso que os profissionais da educação garantam a escola de qualidade conforme determina a LDB. Uma escola capaz de “enfatizar o aprendizado com base na liberdade de expressão, na criatividade, ludicidade, inclusão social, integração no grupo, construção reflexiva, crítica e autônoma.”
A elaboração do PPP é o que vai construir a identidade da escola, e todos os profissionais devem estar presentes para que possam elabora-lo em sintonia com as necessidades dos alunos e da comunidade. O currículo elaborado a partir de teorias e da realidade do contexto gera uma identidade escolar que deve ser seguida durante a gestão da mesma. É preciso que o professor tenha conhecimento do que é um PPP para que possa colaborar na consução de um . Marques(1995, pg 95 – 96) auxilia a compreensão do PPP ao explicar que
“Projeto porque intencionalidade em que articulam as perspectivas da atuação
solidária dos instituintes da escola, perspectivas que necessitam das
definições, sob pena de predominarem interesses alheios aos da comunidade
dos a que serve a escola e dos que a fazem em seu dia-a-dia [...] Projeto
político, porque se trata de opções fundamentalmente éticas no sentido das
aprendizagens que a cidadania responsável e competente na sociedade
contemporânea plural e diferençada, em amplo debate, julgue exigidas [...]
Projeto pedagógico, porque nele se devem articular o entendimento
compartilhado pelos integrantes do universo escolar sobre o que fazer, como
e no interesse de quem, com a organização e condução das práticas nos
limites do possível, mas sobretudo, no pleno aproveitamento das
potencialidades todas abertas à capacidade da imaginação criadora e às
audácias da vontade coletiva”.
Tão importante, entretanto , como o conhecimento por parte dos profissionais de educação sobre o PPP é a participação da comunidade educacional ( profissionais, pais e alunos) na elaboração deste. A realidade da escola deve ser base de trabalho para elaborar o PPP que será alicerçado com o tempo mas que poderá sim ser alterado conforme forem surgindo outras necessidades. È preciso mudar a forma de gerir um Scola. Ainda convivemos com realidades em que as decisões são tomadas por um pequeno grupo que constrói uma escola fechada e sem condições de participação porp parte da maioria dos membros da comunidade escolar. A equipe gestora da unidade escolar deve ter consciência de que se não houver uma participação de todos, não haverá uma construção de um PPP que efetivamente de condições de criar cidadãos críticos capazes de intervir na sociedade em prol de melhorias para todos.

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