quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA


O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA
na perspectiva de uma educação para a cidadania
Moacir Gadotti
A escola vive hoje uma fase em que discute seu papel na sociedade e mais do que discutir seus métodos a discussão também é seus fins. O mundo mudou de forma muito rápida, e os alunos que chegam nas escolas hoje possuem uma gama de informação que trazem de casa ou da rua que deve ser considerado pela escola. A globalização e a multiculturalidade são temas cada vez mais freqüentes nos debates escolares. E é nesse contexto que o PPP deve estar preocupado para que possa atingir de forma correta seus objetivos. Gadotti lembra do perigo de se confundir o PPP com o plano diretor da escola. O plano faz parte do Projeto mas não é todo ele. O PPP deve considerar o plano diretor instituído e trabalhar nele seu projeto de escola. O Projeto deve ser elaborado não somente pela direção da escola, mas sim a partir da escolha do diretor ou diretora é que se poderá ter idéia de como será esse PPP. Autonomia e gestão democrática devem sempre estar presente no dia a dia de uma escola que procura construir um projeto que atenda às mudanças que a sociedade tem exigido para construção de cidadania. A gestão democrática é a participação de toda comunidade escolar não só como fiscais, mas como construtores, dirigentes, gestores dessa escola possibilitando uma melhora na qualidade de ensino e na possibilidade dessa escola formar para a cidadania. É importante que os agente escolares saiam de seu comodismo e dos obstáculos existentes na construção desse novo modelo escolar. Mudanças exigem comprometimento e trabalho e com certeza nesses casos muito do que se estava “acostumado” a fazer deve ser deixado de lado para alcançar a melhoria.
A escola precisa ensinar para a cidadania, mas que cidadania. Gadotti explica para não cairmos no erro da cidadania consumista qual cidadania devemos aprender. A cidadania que nos garanta os direitos civis políticos e sociais, evitando abusos de qualquer ordem por parte de grupos que exploram esses direitos, enfim Uma cidadania plena . a escola cidadã, que vem sendo implementada no país tem sido importante na construção de uma educação que permita formar essa consciência de cidadania plena nos alunos.segundo Gadotti,

“Os eixos norteadores da escola cidadã são: a integração entre educação e
cultura, escola e comunidade (educação multicultural e comunitária), a democratização das relações de poder dentro da escola, o enfrentamento da questão da repetência e da avaliação, a visão interdisciplinar e transdiciplinar e a formação permanente dos educadores.”
No livro “A escola Popular” Gadotti fala sobre a escola popular como a realização dos ideais da escola pública defendida durante décadas por ele e por Paulo Freire. Resta-nos como profissionais da educação trabalhar para que esses ideais sejam uma realidade em todas as escolas para que tenhamos os ideais de freire universalizados no ensino público.

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