quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A experiencia de Sobral.

A experiencia de Sobral. Uma cidade do estado do Ceará bem no semi árido nordestino, com problemas comuns a qualquer cidade brasileira nessa região (pobreza, analfabetismo, falta de vontade política...)que conseguiu através de um trabalho sério voltado para uma mudança na educação só vem a demonstrar como é possível realizar essa transformação a partir da organização. A mudança se deu graças a vontade política.

“Três grandes pilares sustentaram essas ações: mudança da prática pedagógica, fortalecimentoda autonomia da escola e monitoramento dos resultados de aprendizagem”

O conhecimento dos problemas que atingiam os alunos através de pesquisas realizadas, o investimento na formação de professores e a valorização desse profissionais,a prioridade para a alfabetização nas séries iniciais, a luta contra as resistências de mudanças que existiam foram alguns dos fatores que levaram Sobral a se destacar no projeto “boas práticas na educação”, desenvolvido pelo INEP e que comemorou os resultados conseguidos pela secretaria de educação de Sobral.
A Implementação de um Projeto Político Pedagógico num contexto como o de Sobral foi fator que determinou as mudanças ocorridas, pois a participação efetiva de toda a comunidade escolar, abraçando as idéias surgidas e acreditando que poderiam conseguir cumprir e alcançar as metas estipuladas fez com que o que para muitos parecia utopia se transformasse em real. Os números falam por si. A quantidade de crianças que não sabiam ler nas séries iniciais e o número de alunos matriculados são apenas um exemplo disso. O investimento feito em infra estrutura também foi fator diferencial para o sucesso. Sobral deve servir de exemplo para as boas práticas de educação e ser seguido por tosos os municípios para que tenhamos uma educação de qualidade, se uma cidade do semi árido cearense consegue efetuar tais mudanças,com tantas desculpas que poderiam utilizar para não fazê-las. Quanto mais poderá ser feito em cidades que não passam por problemas de infra estrutura e ambientais de nosso país.

Sem comentários:

Enviar um comentário