quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Inovações e Projeto Político Pedagógico: Uma Relação Regulatória ou Emancipatória,

"A inovação regulatória ou técnica deixa de fora quem inova e,
portanto, não é afetado por ela. Há uma separação entre fins e meios,
em que se escamoteiam os eventuais conflitos e silenciam as definições
alternativas (Santos, 1989)."
A autora Ilma passos neste texto mostra a diferença entre o que seria uma inovação reguladora para a inovação emancipadora no Projeto Político Pedagógico. Segundo a autora a própria LDB com suas leis não permite a participação ativa dos agentes, trazendo um” controle burocrático cada vez maior sobre as instituições educativas”, sendo o resultado das inovações um amontoado de normas burocráticas e padronização que não consideram as peculiaridades de cada local. O PDE caracteriza-se, segundo a autora como uma racionalização do trabalho pedagógico, com ênfase na produtividade competência e controle burocrático. O PDI ( Plano de desenvolvimento Institucional) é requisito de credenciamento e recredenciamento de instituiçõe de ensino superior junto ao Ministério de Educação. como padrão de qualidade ,a legislação associou processos de avaliação aos de reconhecimento e credenciamento para essas instituições. Com essas afirmações a autora justifica a idéia de que a inovação técnica não muda a essência, mas procura adequar a realidade as mesmas formas antigas de educar. A Inovação Emancipatória parte da idéia de construção do saber a partir do contexto em que a escola está inserida. O PPP na inovação emancipadora é um PPP que valoriza o processo deconstrução, evitando que as diferente atividades se anulem ou enfraqueçam a unidade da instituição. A inovação deve estar ligada diretamente ao PPP, pois assim sendo, o produto final não será um “ processo consolidado de inovação metodológica no interior de um projeto político-pedagógico construído, desenvolvido e avaliado coletivamente,mas... inovador que provocará também rupturas epistemológicas.”

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